segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Visita Pastoral à Paróquia de Lioma


Dom Francisco saúda os cristãos de Lioma


Os montes de Lioma  vistos desde Ruace


A Igreja Paroquial de Lioma em reabilitação





O interior da Igreja paroquial de Lioma em obras.
De 1 a 7 de Agosto de 2011, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da mesma Diocese, realizou a Visita Pastoral à Paróquia de S. José de Lioma. À frente da Paróquia está a Equipa Missionária formada pelo Pe. Pedro João Carlos, Pároco; Pe. Tomás Junqueiro, Vigário Paroquial, ambos do clero diocesano; e as Irmãs Victorianas.

O Pe. Pedro João Carlos  e Dom Francisco Lerma

No primeiro dia da visita, 01.08.11, o Bispo encontrou-se com o Conselho Pastoral da Paróquia e com a Equipa Missionária, numa sessão de trabalho.

Depois da apresentação do programa da Visita Pastoral, tomaram a palavra  os membros do Conselho, nomeadamenmte os Conselheiros dos cinco  Centros Pastorais em que está dividida a Paróquia (Nintulo, Lioma, Ruace, Mavola e Milossa), os  Coordenanadores das Zonas Pastorais e mais outros responsáveis pelos diversos ministérios das Comunidades.

Celebração do Santo Crisma
 No segundo dia da Visita Pastoral - 02.08.11 - os fiéis das Zonas Pastorais de Mavola, Tete e Nakulutxo, reuniram-se em Mavola, Centro Pastoral Nº 4. O Encontro começou com um cântico de ambientação e as orações da manhã, orientadas pelo Conselheiro do Centro. A seguir fez-se a apresentação e saudação individual dos agentes da Pastoral das várias comunidades que formam o Centro, além dos Coordenadores das Zonas e do Conselheiro do Centro.

Na primeira parte do encontro, na sua tradicional catequese, o Bispo apresentou demoradamente as Conclusões da VI Assembleia Diocesana de Pastoral, salientando os quatro temas nucleares: 1. Comunhão Diocesana; 2. Evangelização/Catequese; 3. Formação dos Agentes de Pastoral; 4. Sustentabilidade económica local.
A seguir, celebrou-se a Eucaristia e o Sacramento do Crisma. Foram crismadas 102 pessoas. Este esquema foi seguido durante toda a Visita Pastoral em cada um dos encontros do Bispo com as Comunidades.


No terceiro dia - 03.08.11 -  a concentração dos cristãos foi no Centro Pastoral III, Ruace; e  no quarto dia - 04.08.11 -  a concentração foi  no Centro Pastoral Nº 1, Nintulo (Zonas de Mualijane, Nachele e Uacua).

 O Quinto dia , Sexta Feira - 05.08.11 - foi dedicado aos encontros e diálogos pessoais dos fiéis com o seu Pastor. Ao meio dia, o Bispo recebeu a visita do Embaixador da Espanha, Sr. Eduardo López Busquets, acompanhado por cuatro funcionários da referida Embaixada.

 No Sábado, dia 6.08.11, a concentração para a Visita Pastoral foi no Centro Pastoral  Nº 5, Milosa (Zonas de Milossa e Mitovolas). Entre as airtoridades civís esteve presente a Rainha -Mwene-, chefe tradicional do Regulado.

No fim da tarde, o Bispo trabalhou com o Pároco e o Vigário Paroquial na sede da Paróquia e inspecionou os livros paroquiais e a contabilidade, fazendo oportunas observaçõies e dando orientações para o futuro.

No Domingo - 7.08.11 - último dia da Visita Pastoral,  o encontro com o Bispo realizou-se no Centro Pastoral Nº 2, Lioma, sede da Paróquia. Foi uma grande festa para toda a população da sede do Posto Administrativo de Lioma que quis associar-se aos  cristãos na partilha da sua  alegria. Estiveram presentes as autoridades civis locais, nomeadamente o Administrador do Posto, a Secretária da localidade, o Chefe da Polícia, o Director da Escola Secundária, e o Enfermerio chefe do Centro de Saúde.

Dança litúrgica durante a Celebração Eucarística e do Crisma

Tratando-se do Encerramento, D. Francisco Lerma deu orientações muito concreta para todos se comprometerem  na grande caminhada de renovação que a Diocese traçou para os próximos cinco anos: unidade e comunhão entre todos os que formamos a familia diocesana; empenho na nova evangelização, uma catequese renovada; a formação de todos os agentes da pastoral das comunidades; e um sério compromisso na consolidação da Igreja local, especialmente na sustentabilidade económica  a partir dos recursos locais.


Ofertório
 Os cristãos expressaram o  agradecimento ao seu Bispo com cânticos e danças, com mensagens alusivas aos eventos que se celebravam e com inúmeros presentes, fruto da terra e do trabalho de cada dia.

Apresentação das ofertas


Sem comentários:

Enviar um comentário