terça-feira, 23 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL!!! DESTINAÇOES PARA O ANO DE 2015



 




COMUNICADO DO SR. BISPO. N. Ref/12.2014
FELIZ NATAL
 
NOMEAÇÕES 2015
1.     Chanceler, Vigário Judicial, Chanceler e Vigário Paroquial da Paróquia de S. António da Sé Catedral: Pe. Damião Chicote.
2. Capelão da Extensão de Gurúè da Universidade Católica: Pe. Agostinho Vasconcelos.
3.    Pároco da Paróquia do Bom Pastor de Pebane: Pe. Francisco Sigome.
4.    Pároco da Paróquia de Santo António da Sé Catedral. Gurúe: Pe. Paulino Nicau.
5.    Capelão da Capelania S. Bernardo: Pe. Luciano Cominotti.
6.    Formador do Seminário S. José e Vigário da Capelania S. Kizito, do Monte Namuli, Pe. Eustáquio Carlos César.
7.    Pároco da Paróquia de Santa Cruz de Molumbo: Pe. José Pedro Vasco.
8.    Pároco da Paróquia de S. Paulo de Naburi Pe. Maganisto Lenço Iotomeiua.
9.    Pároco da Paróquia de Cristo Rei de Mualama Pe. Francsico Máquina.
10. Capelão da Capelania da Beata Anaurite de Mugulama Pe. Ángelo Tavares.
11.  Vigário Paroquial da Paróquia de Cristo Rei de Mualama: Pe. Santos Victor.
12. Vigário Paroquial da Paróquia de N. S. de Fátima de Alto Molócue-sede: Pe. Alves André Araújo.
13. Colaboador da rádio Diocesana e Formador do Seminário S. José: (Diácono) Carlos Evaristo José.
14. Colaborador na Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi: (Diácono) Xavier Joaquim Jaquissone.
15. Experiência pastoral na Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi: Minorista João Tárua.
OBSERVAÇÕES
1.Todas as destinações entram em vigor a partir do 1º de Janeiro de 2015, havendo um período de férias para permitir a mudança de lugar, a
 tramitação de documentação para quem o necessitar, a transmissão e a entrega de responsabilidades, até ao fim do mês de Fevereiro de 2015.
2.Cada interessado receberá, na devida altura, a sua PROVISÃO para facilitar o que for necessário.
3.Para a celebração das Tomadas de Posse dos Párocos, os interessados devem pôr-se em contacto com o Vigário Geral para programarem as datas mais convenientes.
 4.Nas mudanças de Párocos, o Pároco que sai deve entregar ao novo Pároco o Inventário actualizado dos bens imóveis e móveis da Paróquia, a Contabilidade actualizada e apresentar tudo o que for necessário (Conselho Pastoral Paroquial, Conselho Paroquial da Economia e as propriedades -terrenos e edifícios, mobiliário, apetrechamento das casas, da igreja, da sacristia).
 Secretaria da Diocese de Gurúè ao 13 de Dezembro de 2014 Memória de S. Luzia, Virgem e Mártir
                                   + FRANCISCO LERMA MARTÍNEZ
     Bispo de Gurúè
O Secretário: Pe. Agostinho Vasconcelos
 
 
 
 
 




 

 

 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

AS IRMÃS SERVAS DE SANTA MARIA O CENÁCULO ABREM UMA COMUNIDADE NA DIOCESE DE GURÚÈ

Fachada da Igreja Paroquial de N. S. Rainha do Mundo de Malua, no Alto Molócuè

No  dia 14 de Dezembro de 2014, 3º Domingo do Advento, a Paróquia de N. S. Rainha do Mundo de Malua - Alto Molocué, acolheu com grande entusiasmo a Congregação das Irmãs Servas de Nossa Senhora do Cenáculo. A nova comunidade religiosa na nossa Diocese  está formada pelas Irmãs Clara e Anabela e pelas noviças Amélia e Fátima.


D. Francisco orientando a oração da manhã com os fiéis reunidos na Igreja Paroquial de N. S. Rainha doMundo
A cerimónia, incluída na solene celebração da Eucaristia presidida por D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese; Pe. Luis Muhilonge, Pároco da referida Paróquia; e pelo Pe. Rito Alberto, Pároco da Paróquia de N. S. de Fátima de Alto Molocué- Sede.

Participaram na celebração os Irmãs Maristas da comunidade de Nivava, os Monges do Mosteiro do Monte Rurupi, as Missionárias Mecedárias da comunidade local da Paróquia N. S. de Fátima da sede do Distrito;  os Conselheiros, Coordenadores e Responsáveis dos ministérios laicais a nível paroquial e, em grande número, também a nível das Zonas Pastorais e das Comunidades, um  grande número de fiéis e as autoridades do Governo local, do Posto Administrativo da Sede, as autoridades tradicionais e numerosos convidados.
,
O antigo internato feminino, ocupado durante vários anos pelas Vilas do Millennium, em fase de reabilitação para residência das Irmãs Servas de N. S. do Cenáculo.
A Congregação das Servas de Santa Maria do Cenáculo é uma Congregação de direito Diocesano, fundada na década dos anos oitenta na Diocese de Xai-Xai pela Irmã Alda Macuaca com a colaboração da Irmã Clara.
A antiga casa dos Padres durante muitos anos abandonada, actualmente em fase adiantada de reabilitação para residência paroquial

Com esta nova fundação, a Diocese de Gurúè conta com 14 Congregações religiosas femininas e 40 religiosas; 3 congregações masculinas e 16 religiosos; 1 instituo secular e duas leigas e uma associação apostólica de virgens consagradas com três membros. Os sacerdotes diocesanos são actualmente 32, dos quais dois fora da Diocese nos Seminários Interdiocesanos, e quatro fora do país por motivo de estudos de especialização.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Encontro dos sacerdotes com o Bispo

Os sacerdotes diocesanos de Gurúè com o seu Bispo,D. Francisco no encontro anual realizado em 13.12.2014

No Sábado, 13.12.2014, na Casa Diocesana do Gurúè, logo a seguir ao Retiro Espiritual do clero, os sacerdotes diocesanos tiveram o habitual encontro de fim do ano com o Bispo D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese. Participou praticamente a totalidade dos padres actualmente a residir na Diocese.
D.Francisco apresentou e comentou as conclusões da última Sessão Plenária da Conferência Episcopal realizada no Centro de Formação de Nazaré (Beira), de 4 a 9 de Novembro último e as deliberações da Sessão do Conselho Universitário da Universidade Católica de Moçambique, realizado também no  Centro de Nazare, nos dias 10 e 11 de Novembro último.

Na segunda parte do encontro foi aberto o diálogo em que foram apresentadas e discutidas algumas questões de particular actualidade e interesse para o presbitério diocesanos.

No fim, D. Francisco apresentou a lista das  destinações para o ano de 2015.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CAMINHANDO EM DEZEMBRO


CAMINHANDO EM DEZEMBRO

Começámos o último mês de 2014 durante a Vista Pastoral à Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi, no Distrito de Pebane, no litoral da Diocese.

01.12.2014

 No dia 1º de Dezembro tivemos a concentração  dos cristãos na Comunidade de NAMAHIPI, onde se reuniram os cristãos e catecúmenos da Zona do mesmo nome, com as seguintes comunidades: S. Lúzia de Namahipi; S. Pedro de Mukuale; S. Carlos Lwanga de Makudene; S. António de Naphawe; S. Miguel de Namarrepo; e S. Lúzia de Malawi. Nesta data receberam o Santo crisma 53 cristãos.

02.12.2014

No dia 2 de Dezembro, realizou-se o encontro do Conselho Pastoral Paroquial e do Conselho de Economia com o Sr. Bispo. Estiveram representadas todas as 19 Zonas  Pastorais com os seus coordenadores de Zonas e algumas também com os coordenadores dos Jovens.

Foi apresentados os relatórios das Actividades Pastorais e Económicas da Paróquia:

- Dados estatísticos;

- Novas comunidades;

- Reabilitação dos edifícios e construções de capelas;

- Formação dos animadores dos ministérios;

- Comissões Paroquiais: Cáritas, Jovens; Famílias; Legião de Maria.

- Situação económica: problemas, partilha diocesana de 2013 e de 1014; situação do cajual, rendimento;

- Construção da Capela da sede.

No regresso a Gurúè, na tarde daquele mesmo dia, o Bispo passou pela Paróquia de Gilé-sede, onde se encontro com o Pe. Miguel, Conselheiro Geral dos Missionários Claretianos, em Visita Canónica `as comunidades Claretianas presentes nas Dioceses de Nampula e Gurúè.

4.12.2014.

O Pe. Alberto Ferreira,  Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique e o Dr. Armindo, Director da Unidade Básica da UCM em Quelimane, reuniram com D. Francisco Lerma e alguns membros do Conselho dos Consultores, para tratarem assuntos relacionados com a Extensão de Gurúè da UCM.

06 – 07.2014

No Sábado 6 de Dezembro e Domingo 7, realizou-se a 3ª Peregrinação Diocesana à Paróquia-Santuário da Imaculada Conceição de Invinha. Com ela encerrou-se o no Pastoral.

Participaram especialmente peregrinos  das Paróquias da Zona pastoral Norte da Diocese, nomeadamente das Paróquias de Namarrói, Molumbo, Lioma, Muagiua, S. Carlos Lwanga,S. Kizito, Sé Catedral e Invinha. Também se fizeram presentes peregrinos de Sagrado Coração de Jesus de Nauela: N. S. de Fátima de Ile; Santa Teresinha de Ile; N. Sª de Lurdes de Mulevala; Santa maria Mãe de Deus de Muhogole; N. S de Fátima de Alto Molócue; N. S. Rainha do Mundo, de Malua; N. S. Rainha da Paz, Pista Velha, Alto Molócue; N. S. Rainha dos Mártires de Muthala. 

As celebrações foram transmitidas em directo pela nossa Rádio Diocesana, frequência FM 94.4.

08 – 13.12.2010.

De 8 a 13 de Dezembro, na Casa Diocesana está-se a realizar o Retiro Anual (Exercícios Espirituais) do Clero Diocesano de Gurúè, orientado pelo Pe. Januário António, Reitor do Seminário Diocesana Propedêutico S. José de Gurúè. Participa a totalidade dos 24 Padres Diocesanos presentes actualmente na Diocese, e os dois Bispos, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè e D. Manuel Chuanguira, Bispo Emérito de Gurúè.

11.12.2014

D. Francisco Lerma, nosso Bispo, nos dias 10 e 11 de Dezembro encontrou-se no Gurúè com o Pe. Diamantino Antunes, Superior regional dos Missionários da Consolata em Moçambique acompanhado pelos Pe. Sisto Karrau, Administrador regional e Pe. Carlos Osório, Conselheiro Geral, O Sr. Bispo acompanhou-os na vista à Paróquia de Invinha, à Rádio Diocesana, e à Sede da Extensão de Gurúè da Universidade católica de Moçambique.

domingo, 7 de dezembro de 2014

BREVE CRÓNICA DE NOVEMBRO

D. Francisco planta o "coqueiro dos jovens" na Visita Pastoral a Naburi

1.Seminário Diocesano S. José

Encerramento do Ano Académico e de Formação no Seminário  Diocesano Propedêutico S. José. No dia 1º de Novembro, na arte da manha, com a presença de alunos, Formadores e Professores, e de D. Manuel Chaunguira Machada, Bispo Emérito de Gurúè, D. Francisco Lerma, presidiu ao encerramento das actividades do Ano Académico 2014. Alunos do 1º Ano:12; 2º Ano: 8; 3º Ano 10.

2.No Cemitério Diocesano.

Na parte da tarde do dia 2 de Novembro, no Cemitério Diocesano dos Santos Anjos de Invinha, D. Francisco presidiu à Eucaristia pelos Defuntos da Diocese e, em particular, dos Padres Diocesanos, Religiosos e Religiosas e Agentes de Pastoral.  Este cemitério, situado junto ao Cemitério Paroquial da Paróquia de Invinha, foi inaugurado com a sepultura do Pe. Inácio Santos, no dia 3 de Março deste ano de 2014, e é destinado aos Padres Diocesanos e Religiosos e Religiosas que o desejarem.

3.Nova Congregação Religiosa na Diocese.

Precedido  de um longo período de discernimento, as  Irmãs Clara e Anabela e 2 Noviças da Congregação das Irmãs Servas de Nª Sª do Cenáculo de Xai-Xai, chegaram ao Gurúè, para fundar uma comunidade na Paróquia de N. S. Rainha do Mundo em Malua (Alt Malócue).

4.Sessão Plenária da Conferência Episcopal de Moçambique.

De 3 a 9 de Novembro, no Centro de Formação de Nazaré da Beira, D. Francisco Lerma, participou na II Sessão Plenária da Assembleia da Conferência Episcopal de Moçambique. O encerramento realizou-se na Paróquia de Macuti, com uma solene Celebração da Eucaristia, presidida por D. Lúcio Landrice, Bispo de Xai-Xai e presidente da CEM, e concelebrada por todos os Bispos presentes na Assembleia.

No referido Centro, nos dias 10 e 11, o nosso Bispo tomou pate nos trabalhos do II Conselho Universitário da Universidade Católica e Moçambique.

5. Missionárias Eucarísticas de Nazaré.

Irmã Maria Filomena, Missionária Eucarística de Nazaré, na Comunidade de Chalalane, Naburi,
De 17 de Novembro a 6 de Dezembro, a convite de D. Francisco, as Irmãs Mª Filomena, espanhola,  e Mª del Carmen, argentina, da Congregação das Irmãs Missionárias Eucarísticas de Nazaré, visitaram todas as Paróquias da Diocese, para conhecer a nossa realidade sócio-cultural e religiosa, em ordem a uma possível apertura de uma Comunidade da referida congregação na  Diocese de Gurúè.

6. Muliquela: Pré-projecto de uma Escola Agrária.

Um grupo de estudo dirigido pelo Sr. Michele L. e 4 jovens, três italianos e um colombiano, que trabalham na Escola de Arte e Ofícios de Inhassoro ( Diocese de Inhambane) visitaram a Paróquia de Muliquela, em vista de pré-projecto de uma Escola Agrária. Esperamos o discernimento e a concretização dos estudos prévios que estão-se realizando.

7. Abertura do Ano da Vida Consagrada.

Por motivos pastorais antecipou-se a Apertura do Ano da Vida Consagrada, com uma soleníssima celebração da Eucaristia, na Igreja Catedral de s. António de Gurúè. Foi precedida por uma Vigília Eucarística no dia 23.11., também presidida pelo Sr. Bispo. D. Francisco Lerma. Participaram quase na sua totalidade do membros dos Institutos de Vida Consagrada e Associações Apostólicas presentes na Diocese.

8.Visita Pastoral à Paróquia de  Naburi

Durante nove dias, de 24 de Novembro a 2 de Dezembro de 2014, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a Visita Pastoral (a 12ª deste ano) à Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi, no Distrito de Pebane.

Segundo o Relatório apresentado na Reunião do Conselho Pastoral Paroquial, a Paróquia tem59.869 habitantes; dos quais 19.096 são cristãos, 2.524 catecúmenos adultos, 2034 catecúmenos jovens e adolescentes. Durante o ano foram baptizados 641 baptismos, 120 matrimónios e 320 1ª Comunhões. Os crismados durante as 7 celebração foram 798.

A Paróquia está aos cuidados do Clero Diocesano de Gurúè, sendo Pároco actual o Pe. Francisco Máquina, com residência permanente na vizinha Paróquia de Mualama. Não há presença de Irmãs Religiosas. As comunidades são 88, formando 19 Zonas Pastorais e 7 Centros Pastorais.


Grupo de jovens, adolescentes e crianças da Paróquia de Naburi
A Casa Paroquial está em reabilitação e a Igreja Paroquial da sede está a ser construída.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

ADMISSÃO AO DIACONADO DE CARLOS JOSÉ E XAVIER JAQUISSONE


                                


ADMISSÃO AO DIACONADO
Caríssimos diocesanos:
   "Anunciarão a minha glória às nações".

A nossa Diocese tem a alegria de apresentar à Sagrada Ordem do Diaconado:

1.       CARLOS EVARISTO JOSÉ, filho de Evaristo José e de Emília Mucueliua, natural de Namarrói, Paróquia de São Tiago Maior, Diocese de Gurúè e Província da Zambézia, nascido aos 4 de Agosto de 1985, completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, recebeu as Ordens Menores do Leitorado e do Acolitado prescritas pela Igreja, e fez o seu estágio pastoral de Dezembro 2013 a Outubro de 2014, no Seminário Propedêutico S. José desta Diocese, pediu livremente e com firme vontade para ser ordenado diácono e dedicar-se perpetuamente ao ministério eclesiástico.

2.        XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE, filho de Jaquissone e de Maria Paulo, natural de Gurúè, Paróquia de Santo António da Sé Catedral, Diocese de Gurúè e Província da Zambézia, nascido aos 21 de Julho de 1979, completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, recebeu as Ordens Menores do Leitorado e do Acolitado prescritas pela Igreja, e fez o seu estágio pastoral de Dezembro 2013 a Outubro de 2014 na Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói, pediu livremente e com firme vontade para ser ordenado diácono. e dedicar-se perpetuamente ao ministério eclesiástico.

Consultei as pessoas que os acompanharam nesta fase de preparação para o sacerdócio e, por meio de uma Carta a toda a Diocese com data de 12.09.2014, pedi o parecer do Povo de Deus e consultei, como de preceito, os Consultores Diocesanos.

Concluído favoravelmente todo este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à válida e lícita ORDENAÇÃO DE DIÁCONOS dos referidos finalistas de Teologia, com a graça do Espírito Santo, que conduz e guia a Igreja, o amor do Pai, e a Paz de Jesus Cristo, Pastor das nossas almas, invoco sobre eles a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, padroeiro da nossa Diocese, e comunico-vos a ADMISSÃO À ORDEM DOS DIÁCONOS de CARLOS EVARISTO JOSÉ E DE XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE. Á ordenação será na Igreja Catedral de Gurúè, no Domingo 4 de Janeiro de 2015, Solenidade da Epifania do Senhor Este acontecimento deve ser motivo de alegria de todo o povo cristão; de crescimento das famílias na estima do sacerdócio; e de oração de toda a Diocese, rezando como os Apóstolos no Cenáculo, com Maria, Mãe de Jesus, na espera do Espírito Santo.

É, de facto, dever de todos os fiéis da Diocese orar por estes candidatos ao Diaconado, nossos futuros Padres Diocesanos se Deus quiser, o que devemos fazer principalmente na oração universal das Celebrações Dominicais e em todos os momentos de oração nas comunidades cristãs e religiosas. Demos graças a Deus.

Saúdo-vos em Cristo, Sacerdote da Nova Aliança e Pastor Bom  da Igreja

Gurúè, 17 de Outubro de 2014, Memória de Santo Inácio de Antioquia

 

+ Francisco Lerma Martínez

Bispo de Gurúè

domingo, 26 de outubro de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA. GILÉ (Continuação 3)




A entrada à Igreja Paroquial de Gilé
VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. JOSEFINA BAKHITA. GILÉ (Continuação 3)

26.10.2014. Domingo.
A chegada de D. Francisco

Hoje a concentração dos fiéis foi na sede da Paróquia, em Gile-sede do Distrito.

Reuniram 24 comunidades de três Zonas Pastorais:

ZONA PASTORAL  GILÉ-SEDE.  Comunidades cristãs: S. Vitor da Sede; S. Paulo de Muripa; S. Pedro de Pupe; S. Carlos Lwanga de Malema-Centro; S. Francisco de Txopene; S. Tiago de Inrupanama; S. Pedro de Patxua; e S. Estêvão de Malema-Serra.

ZONA PASTORAL INLOKOA. Comunidades cristãs: S. Tiago de Muelahipa; Santa Maria de Ikweserya; S. Pedro de Masilelo; S. José de Nahavara; S. Pedro de Nawilyelye; S. João Evangelista de Etope-C; S. Paulo de Kinyawele; S. Miguel de Inwola-C.

ZONA PASTORAL KONKO. Comunidades cristãs: S. Pedro de Konko; S. Pedro de Moriha; S. Paulo de Mwajoni; S. José de Mukela; S. Mateus de Naitxa; S. Marcos de Mwalene-C; e S. Marcos de Massilone.

Os jovens na sua mensagem ao Bispo, lembraram a recente Assembleia Diocesana Juvenil e a necessidade da formação para os vários ministérios.

O Pe. Francisco Cunlela dirigindo-se à assembeleia
O Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, na sua catequese introdutória, parafraseando a frase bíblica “Tanto os profetas como os sacerdotes percorrem todo o pais sem nada entender. Nos campos…”, referiu-se aos problemas que hoje afligem a sociedade e as nossas comunidades. Dirigindo-se, logo a seguir, directamente aos jovens comentou o 4º andamento dos Mandamentos e a acção dos sacramentos.

D. Francisco, pela sua vez, orientou a sua reflexão sobre a Pastoral Familiar fazendo referência ao I Congresso Nacional da Família e ao Sínodo Extraordinário sobre a Família, clausurado no Domingo passado em Roma.

Dança litúrgica
Durante a celebração da Confirmação foram crismados 181 candidatos das 24 comunidades acima referidas.

As Igrejas evangélicas e outras confissões religiosas presentes nesta área são as seguintes:

D. Francisco num momento da celebração
União Baptista; Igreja de Cristo em Moçambique; Igreja Adventista do 7º Dia; Assembleia de Deus; Igreja Pentecostal; Testemunhas de Jeová; Igreja Nova Apostólica; Igreja Missão Mundial; Igreja Novo Nascimento de Jesus; Igreja Jesus Pão da Vida; e Comunidade Muçulmana.