sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Criação de novas Paróquias e Capelanias


Depois de um lungo processo de experiência como "Áreas de Asistência Pastoral" que demorou mais de dois anos,logo a seguir a última reunião do Conselhor Presbiteral, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, com as respectivas Provisões   criou as seguintes Paróquias:

1. Paróquia de Santa Josefina Bakhita, na sede de Gilé, desmembrada da Paróquia de N. S. da Anunciação de Moneia, Gilé. Assistida pelos Missionários Cleretianos.
Celebração nas comunidades de Gilé

A cruz da nova Paróquia de S. Josefina Bakhita, de Gilé-sede
A Igreja paroquial da nova Paróquia de S. Josefina Bakhita, de Gilé-sede
2. Paróquia de Santa Teresa do Menino Jesus, em Errego, desmembrada da Paróquia de N. S. de Fátima de Muliquela, Distrito de Ile. Assistida pelo Clero Diocesano.

3. Paróquia de N. S. Rainha da Paz, na Pista Velha, Alto Molócuè. Assistida pelos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

4. Paróquia de N. S. Rainha dos Mártires, em Muthala, Alto Molócue. Assitida pelos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).
Pe. Messias, D. Francisco celebrando em Muthala, sede da nova Paróquia de N. S. Rainha dos Mártires, Alto Molócue

5. Capelania da Beata Anaurite, em Mugulama, Distrito de Ile. Asistida pelo Clero Diocesano.

D. Francisco na área da nova Capelania da Montanha
6. Capelania da Montanha. Zonas Pastorais da área do Monte Namuli. Asistida pelo Clero Diocesano

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Começo do Ano Lectivo no Seminário Diocesana S. José


A Capela do Seminário Diocesano S. José de Gurúè


14 de Janeiro de 2013

Panórámica geral dos edifícios actuais do Seminário
Nesta data de 14.01.2013, foi a inauguração do Ano Lectivo de 2013. Os nossos seminaristas do Curso Propedeútico matricularam-se na Escola Secundária Pre-Universitária Madre Clara de Invinha, das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

 Os alunos matriculados são 18 no 1º Ano e 8 no 2º, correspondentes à 11º e 12ª Classe do Ensino Secundário.
O Reitor do Seminário é o Pe. Rito Alberto. Enquanto não deixa as suas actividades da reabilitação das paróquias de Naburi e Mualama é substituído até ao mês de Abril pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral.
A Reitoria do Seminário

O Director Espiritual é D. Manuel Chuanguira Machado, Bispo Emérito; Ecónomo o Pe. Luciano Cominotti, Administrador Diocesano; Director Pedagógico o Pe. Daniel Raúl, Pároco da Catedral; e  Formador  o Pe. Manuel Nassuruma.

Colaboradotres permanentes são a Equipa Missionária da paróquia de invinha, os membros da Comunidade da Companhia Missionária de Invinha, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e os Professores da Escola Pre-universitária Madre Clara de invinha.
Edifício das cameratas dos alunos

No Seminário Propedéutico S. Agostinho de Quelimane a Diocese de Gurúe tem mais 8 alunos no Segundo Ano e 16 no Terceiro Ano; e no Semionário Mater Dei de Nampula tem mais 2 alunos. Ao total temos 42 alunos no Curso Propedéutico

15.01.2013
As aulas propriamente ditas começaram na Terça Feira, 15 de Janeiro.
A entrada ao Seminário S. José, antiga "Casa dos Eucaliptos"

domingo, 13 de janeiro de 2013

Caminhando em Janeiro

01.01.2013. Celebração do Dia Mundial da Paz. Coincidindo com o Início do Ano Novo 2013, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, presidiu à solene Celabração de N. S. Mãe de Deus e do 1º Dia do Ano de 2013, na Catedral de Santo António de Gurúè. Na sua Homilia, D. Francisco, alem de sublinhar o snetido litúrgico do dia, apresntou nas suas lonhas gerais a mensagem do Papa Bento XXVI para esta Jornada Mundial da Paz.

02.  - 07. 01. 2013: Dom Francisco Lerma orientou o Retiro Anual dos Padres Diocesanos de Pemba. reunidos na Paróquia - Santuário de n. S. de Fátima de Montepuez.

08.01.2013. Inauguração do Ano Lectivo  do Seminário Propedéutico Diocesano de S. José. As primeiras horas da manhã, D. Francisco reuniu com os alunos do 1º e do 2º Ano do Curso Propedéutico, com o Reitor , Pe. Rito Alberto, e com toda a equipa formadora e alguns dos Professores para acolher os primeiros seminaristas

domingo, 30 de dezembro de 2012

Programação Pastoral para o Ano 2013. Ano da Fé, Ano da Evangelização - Catequese - Ano do XX Aniversário da Criação da Diocese

Programação das actividades pastorais para o Ano 2013

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
30Dez2012
| Escrito por Assis

PROGRAMAÇÃO DAS ACTIVIDADES PASTORAIS DICESANAS PARA O ANO 2013
NOTA
Durante este ano serão feitas as Visitas Pastorais às Paróquias e Capelanias de:
Lioma, Molumbo, Catedral, Invinha e Capelanias (Montanha, etc.), Nauela, Ile, Muliquela e Mugulama, Mualama e Pebane, segundo o programa apresentado pelas respectivas paróquias e Capelanias e aprovado pelo Sr. Bispo-
JANEIRO
01.Dia mundial da Paz. O Sr. Bispo celebra na Catedral.
02-07: O Sr. Bispo prega o Retiro Diocesano em Pemba.
07: Chagada dos Seminaristas ao Seminário Diocesanos de S. José.
08: Encontro do Sr. Bispo com os Formadores, Professores, Pessoal auxiliar e Seminaristas do Seminário Diocesano de S. José.
08-20: O Sr. Bispo preside ao Capítulo Geral das Irmãs da Imaculada Conceição. Cuamba.
15 – 16: Visita do Pe. Bottegon, claretiano, do Brasil. Projecto Missionário Claretiano em Muiane, Moneia e Gilé; e Diocesanos da Rádio Diocesana e do Movimento dos Professores Católicos.
25 a 26 de Fevereiro o Sr. Bispo viaja a Europa
FEVEREIRO  
17. I Domingo da Quaresma. Abertura do Ano Pastoral.
       Celebração do Ano da Fé em todas as Paróquias da Diocese.
MARÇO
17. Inauguração oficial da sede definitiva do Seminário Diocesano de S. José.
24. Domingo de Ramos.
       Jornada da juventude a nível paroquial e diocesano. Encontro dos Jovens com o Bispo na     Catedral
27: Reuniões do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral. Missa Crismal
31: Páscoa. Baptismos
ABRIL
5: Encontro dos Reitores dos Seminários no Guiúa.
8 - 15: 1ª Sessão Plenária Anual da CEM
MAIO
11 – 12: Muliquela (ILE). Peregrinação Mariana: Maria, Mulher forte na fé.
JUNHO
Visitas Pastorais:
24 a 6 de Julho, no Anchilo. Curso nacional dos Formadores.
JULHO
Curso de Formação Permanente para Sacerdotes e Religiosos, Religiosas.
Visitas Pastorais
26. Catedral. Festival da Juventude. Final do Concurso do Cântico da JMJ.
27. Catedral: Eucaristia de Encerramento da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
AGOSTO
Visitas Pastorais
24 – 25. Malúa (Alto molócuè). Peregrinação Mariana. Maria, Mulher forte na fé.
SETEMBRO
6 A 15: Visita Pastoral a Molumbo
Nazaré (Beira) Setembro - Outubro: Encontro nacional de Catequistas programado pela CEM
OUTUBRO
Visitas Pastorais
NOVEMBRO
4 – 14: 2ª Sessão Plenária Anual da CEM
DEZEMBRO
6. XX Aniversário da criação da Diocese- Consagração da Catedral e do Altar
7. Invinha: Peregrinação Mariana: Maria Mulher de Fé
8. Catedral. Encerramento do XX Aniversário da Criação da Diocese.
9 – 14. Gurúè. Retiro do Clero Diocesano.
22. Gurúè. O Bispo visita e celebra na Cadeia de Gurúè.
26 – 27: Reuniões do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros. Encontro Diocesano de Pastoral             
 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

ENCONTRO DIOCESANO DE PASTORAL

Nos dias 27 e 28 de Dezembro de 2012, os agentes de pastoral da Diocese de Gurúè estiveram reunidos na Casa diocesana para a reunião anual de revisão das actividades pastorais de 2012

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè

FELIZ NATAL DO SENHOR

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
21Dez2012

Envio-lhe minha saudação natalícia desejando-lhe um Santo Natal!

E para o Ano 2013 - Ano da Fé - a minha prece ao “Deus-Conosco”, O Emanuel e Príncipe da Paz.

Que Ele lhe conceda em abundancia a graça das suas Bem-aventuranças.

Ele faça de você pessoa pobre em espírito e pura de coração; mansa, misericordiosa e afamada de Justiça.

Que Ele lhe seja de consolação nas aflições e sofrimentos.

Que o Menino Deus, anunciado pelos Anjos, lhe transforme em mensageiro de Paz! (cf.Mt. 5,1-12).

Com estes Votos, nos unimos na Alegria deste Natal e na Esperança de um abençoado Ano Novo.

+ Francisco Lerma Martínez

  Bispo de Gurúè

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Novo Diácono para a Igreja na Diocese de Gurúè



O novo Diácono Januário António

No passado dia 16 de Dezembro de 2012, III Domingo do Advento, a Diocese de Gurúè celebrou o dom do diaconado.

D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, ordenou diácono o jovem JANUÁRIO ANTÓNIO, natural da Paróquia de N. S. de Fátima do Alto Molócuè, na Catedral de Santo António de Gurúè. Concelabraram o Bispo Emerito D. Manuel Chaunguira Machado, 24 sacerdotes do Clero Diocesano e três Religiosos, com uma participação de numerosos fiéis das Paróquias da Diocese, especialmente da paróquia de Santa Cruz de Molumbo, onde o Januário fez a sua experiência pastoral no últmo ano e da paróquia de N. S. de Fátima do Alto Molócuè, sua comunidade originária.
O momento solene da Ordenação diaconal: a Imposição das mãos do Bispo

À seguir à ordenação foi servido um copo de água na recém construída Casa Diocesana da Diocese de Gurúè.
 A Ordenação Diaconal foi precedida por uma semana de Exercícios Espirituais para o Clero Diocesano, orientados pelo Pe. Américo Duarte, Párco das Paróquias de Molelos e Nandufe, da Diocese de Viseu, que foi Pároco da Paróquia de Santo António de Gurúè durante os anos de 1969 a 1977.

Pe. Américo Duarte, D. Francisco Lerma e Pe. Américo António
 O Pe. Américo foi ele que construi a Igreja que hoje é Catedral da Diocese de Gurúè. Foi um grande missionário do Clero Diocesano "Fidei Donum" da Diocese de Viseu (Portugal) no Gurúè nos primeiros tempos da Revolução e da guerra. Muito obrigado Pe. Américo pelom que voce foi no meio do nosso Povo e pelo que você fez em prol desta Igreja hoje Diocese de Gurúè. Venha mais vezes e fique à vontade com esta que foi e continua a ser sua terra de escolha missionária. Aqui tem sempre a sua casa.
Ad Multos Annos, Januário! Felicitações, Coragem e sempre à frente na tua caminhada.